Violência intrafamiliar, se dá entre os membros da própria família, pessoas que têm grau de parentesco ou pessoas que possuem muito vínculo afetivo, sendo que seus maiores alvos são subjulgar suas crianças e adolescentes. A violência intrafamiliar se dá por meio de castigos, violência física, psicológica, estrutural, de gênero, sexual, etc.
Lei nº 8069 de 13 de julho de 1990- Art.245. deixar o médico, professor ou responsável por estabelecimento de atenção à saúde e de ensino fundamental, pré-escola ou creche, de comunicar à autoridade complementar os casos que tenha conhecimento, envolvendo suspeita ou confirmação de maus tratos contra criança ou adolescente. Pena de multa de três a vinte salários de referência, aplicando-se o dobro em caso de reincidência (BRASIL,1991)
A escola e o professor têm papel fundamental no acolhimento de alunos que passam por situações de violação a integridade física, psíquica e moral da criança ou adolescente, afinal, essa percepção, por vezes, fica mais evidente aos professores, já que a criança/ adolescente passa boa parte do dia na escola, e por criarem vínculos afetivos e de segurança, os professores acabam diferenciando os olhares, as atitudes comportamentais e conseguem perceber dificuldades no aprendizado, desenvolvimento e no relacionamento com os colegas.
Em relação ao papel desempenhado pelo professor, que precisa passar confiança frente aos seus alunos para que estes consigam falar sobre suas dificuldades, permite que isso gere uma identificação entre ambas as partes. O professor começa a ter acesso ao dia a dia do aluno, por meio da avaliação de seus comportamentos, das conversas com os colegas e consegue perceber se há algo errado na escola ou em casa.
Desta forma, o aluno tem o professor como uma figura de confiança, e este tem de propiciar os subsídios que lhes faltam em casa, pois, a escola pode ser o espaço para a construção da subjetividade. Muitos professores percebem por meio das brincadeiras que as crianças estão em contato físico e social com os demais colegas, adquirindo confiança em suas habilidades e usando mais a imaginação.
As brincadeiras oferecem excelentes oportunidades para a observação mais aguçada do professor quanto a maneira de agir, se está mais agressivo, emotivo, isolado, cooperativo, se tem senso de identidade, como está a autonomia, sua comunicação com os colegas, se aguarda sua vez com tranquilidade, se faz comunicação com todos e, principalmente, como obedecem às regras, por essas e por tantas outras razões, se faz extremamente importante ter o acompanhamento de psicólogos dentro da Unidade Escolar.